Mãe se matricula no mesmo curso da filha com mobilidade reduzida para auxiliá-la e ambas se formam

Por
em Brasil

Cristiane Waskiewicz, de 22 anos, reside com a sua família na cidade de Palotina, no Paraná. A jovem tem dificuldade de locomoção, mas isso não a impediu de realizar seu sonho: se formar na faculdade.

E essa meta só foi alcançada graças a motivação que recebeu de sua mãe, Cleudes Tonial Waskiewicz, de 59 anos. A mulher é professora aposentada e não mediu esforços para ver a sua filha formada e para isso, se matriculou no mesmo curso da Cristiane: Direito.

Essa nunca foi a primeira opção da jovem, seu sonho era Psicologia, mas como não foi possível optou por um curso 'semelhante'

“Considerando que nenhuma das universidades próximas da cidade onde moro ofertava o curso desejado em período diurno (visto que, na própria universidade onde estudo a modalidade matutina do curso passou a ser ofertada há apenas 3 anos), a solução foi matricular-se em um curso que fosse minimamente semelhante com o desejado. A minha escolha profissional sempre foi psicologia. Entretanto, na atual condição da sociedade em que estamos inseridos, as decisões de uma pessoa com deficiência são sempre pautadas pelo que é possível, e não necessariamente desejado”, contou Cristiane Waskiewicz em entrevista ao Ric Mais.

A paranaense teve parto prematuro que culminou em uma severa desoxigenação cerebral e, portanto, no diagnóstico de uma das variações da paralisia cerebral, cujas principais sequelas são motoras e estão relacionadas ao funcionamento dos membros inferiores.

A sua redução motora e mais a dificuldade de transporte foi o que motivou a mãe a estudar com ela, para auxiliá-la na locomoção e, claro, terem a companhia uma da outra para estudarem.

“Não posso negar que no início dessa trajetória, aos 17, essa decisão gerou certa estranheza, já que, certamente, eu seria a única estudante acompanhada pela mão na universidade, e, isso despertava certo receio de que aquilo tolhesse a minha liberdade enquanto jovem e privasse de algumas experiências próprias da juventude. Entretanto, com o passar dos dias e desenvolvimento de certa maturidade, a sua presença ao meu lado se tornou algo comum e prazeroso, inclusive fazendo falta quando, por alguma eventualidade isso não acontecia”, Cristiane Waskiewicz.

Agora, ambas estão formadas e a mãe realizada ao ver o sucesso da filha que com muita dedicação e esforço lutou pra conquistar seu diploma.

E sua história é exemplo de que quando estamos determinados a conquistar algo nada é capaz de nos impedir.