Engenheira civil cria projeto que reforma casas de moradores da periferia de Natal

Por
em Brasil

Fernanda Silmara, de 26 anos, é engenheira civil e voluntariamente se propôs a reformar moradias de quem vive na periferia da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Esse desejo nasceu porque passou sua infância em uma casa de taipa e tijolos brancos, além de goteiras e pouco espaço que dividia com seus pais e os cinco irmãos.

“Eu tinha muita vergonha da minha casa, mas não era por ser pobre, porque todo mundo ali na rua era. Era por ter medo de o telhado da casa cair e do mau cheiro que tinha quando chovia e ficava aquele mofo”, contou Fernanda ao Metrópoles.

Querendo sair daquela situação, ela enxergou os estudos como a única solução e se dedicou desde nova à escola. No período universitário, Fernanda conseguiu bolsa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

“Eu consegui uma bolsa de pesquisa no IFRN e, com esse dinheiro, meu tio perguntou se eu gostaria que ele reformasse minha casa voluntariamente”, acrescenta.

A jovem ficou imensamente feliz, além de comprar os materiais de construção, aos fins de semana ela se juntava com seu tio e irmão para ajudar na reforma da casa. E a alegria de ver seu lar de piso novo e sem goteiras transbordou seu coração.

“Naquele momento, foi inexplicável. Não consigo explicar aquilo que eu sentia. Só quis multiplicar aquilo”, afirma. “Eu digo que foi a primeira vez em que me senti em um lar. Então, eu sabia também que muita gente estava naquela situação que eu estava antes, e eu queria fazer aquilo por eles.”

Motivada a ver outras pessoas a sentirem a mesma alegria que ela sentiu ao ver sua casa reformada, Fernanda criou a ONG a ReforAmar. E convidou quatro amigos para implementar sua ideia e reformar as casas apenas com o dinheiro de doações.

“Nosso contemplados acompanham todo o processo de idealização do lar que irão receber, conhecem a proposta, dão sugestões sobre o que gostam para que aquele novo lar seja repleto de sentimento.”

O projeto já contemplou 17 famílias e conta com 300 voluntários. E Fernanda sonha ainda mais alto, deseja expandir o projeto para outros estados e ajudar ainda mais famílias.

“A gente quer mudar muitas outras vidas. Queremos transformar as vidas de muitas pessoas para que elas multipliquem esse bem”, finaliza.

Que esse projeto tome grandes proporções e que muitas famílias sejam beneficiadas através da ONG ReforAmar.