Jovem que estudou em escola pública e é autodidata em inglês irá estudar em universidade renomada nos EUA

Por
em Educação

Sofia de Oliveira, de 18 anos, reside em Belo Horizonte, Minas Gerais, e boa parte da sua educação foi em escola pública, além de aprender inglês sozinha. E sua disciplina e força de vontade a levou a conquistar uma bolsa integral de estudos em Harvard, nos EUA.

Além dessa renomada universidade, a jovem também passou em outras duas universidades americanas

A jovem contou ao G1, que para conquistar esse sonho, primeiro ela conseguiu uma bolsa de estudos em um colégio particular renomado da sua cidade. Quando estava no final do ensino médio, passou a tentar as universidades americanas.

"É um processo seletivo diferente porque, além da prova, tem que mandar currículo, carta de recomendação, carta falando das intenções no colégio", contou.

Sua rotina diária de estudos era de 8 a 10 horas, além de ter espalhado pelo quarto lembretes de fórmulas, pesquisas e definições. Tudo a incentivando a focar no seu objetivo.

E todo o seu esforço valeu a pena! Pois no dia 18 de agosto, Sofia partirá para os Estados Unidos e terá todas a suas despesas pagas (até as pessoais) pela a universidade. Serão quatro anos de estudos e, no fim do segundo, ela poderá escolher o curso.

"No momento eu penso em cursar química e ciências sociais. Mas estou bem aberta a explorar outras opções", disse.

A Harvard sempre está em busca de jovens carentes com alto rendimento escolar que fazem parte de alguma escola parceira da universidade e Sofia foi uma dessas jovens que se destacou. A seleção é feita todo ano em várias capitais do nosso país.

"A gente acredita que o talento existe em todas as classes sociais. E o que a gente quer é identificar esse talento de baixa renda, oferecer condição, recurso e oportunidade", disse Vanessa Alves, gerente de Seleção e Comunicação do Ismart.

Sofia, contente, diz que agarrará essa oportunidade para transformar seu sonho em realidade.

"Muitos desafios principalmente para pessoas de origem humilde, mas a gente tem que se agarrar às oportunidades que aparecem, não é sempre que elas estarão ali, mas é fazer de tudo para transformar sonho em realidade", disse a menina.

E que ela voe alto e conquiste tudo o que deseja!