Homem completa mais de 90 doações de sangue pelo Brasil

Por
em Brasil

Paulo Justino, de 56 anos, nasceu no município de São João Nepomuceno, em Minas Gerais (MG), e desde que alcançou a maior idade tomou a atitude de ajudar o próximo através da doação de sangue.

"Eu plantei esta ideia na minha mente de fazer o bem sem saber a quem. É por isso que eu doo sangue", contou Paulo ao G1.

O homem é caminhoneiro aposentado e atualmente atua como vendedor de uma marca de batatas. Por conta do trabalho a cada 15 dias ele fica na cidade de Juiz de Fora (MG) ou em Marataízes, no Espírito Santo.

O mineiro disse que sempre sonhou em ser bombeiro, mas por falta de acesso à educação esse sonho ficou para trás. Então começou a trabalhar de carteira assinada, desde cedo, e aos 18 anos foi servir o Exército, foi quando se tornou doador de sangue.

"Era na bombinha ainda, braço a braço. Hoje já completei 90 doações de sangue e plaquetas para a comunidade mineira e duas doações no Rio de Janeiro", contou.

E desde que começou já foram muitas cidades que ele visitou para doar sangue. E em 2017 foi homenageado pelo Hemocentro em Juiz de Fora por completar 51 doações.

"Eu já fui em muitos hospitais fazer visitas, assistir e dar palestras, e é muito triste. Temos que ajudar o próximo porque uma doação pode salvar muitas vidas", disse.

Desde 2014, o dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para homenagear o nascimento de Karl Landsteiner, médico que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Para doação de sangue é necessário cumprir alguns requisitos.

  • Pesar, no mínimo, 50 kg;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde a que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Mulheres podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo 3 vezes em 1 ano;
  • Homens podem doar sangue com um intervalo de 60 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo 4 vezes por ano.

Se você estiver apto para doar, faça sua parte e salve uma vida.

Para mais informações acesse o site do Ministério da Saúde, clicando aqui.