Ao invés de colocá-lo em asilo, neto convida avô de 95 anos, veterano da 2ª Guerra, a uma viagem épica pelos EUA.

Por
em Inspiradoras

Quando Johnnie Dimas, veterano de 95 anos da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) perdeu a esposa e seu cuidador em tempo integral, ele se viu sem opções e já se imaginava dando entrada em um asilo para idosos.

No entanto, ele e sua falecida esposa sempre juraram um para o outro que jamais iriam para uma casa de repouso. Ciente disso, seu neto Roger Gilbert elaborou um plano para manter o idoso ativo.

Roger mudou o vovô Johnnie de Illinois, no meio-oeste dos EUA, para Sedona, no Arizona, próxima à costa oeste americana. Lá, começou os preparativos para uma grande viagem que faria com o ‘coroa’ por todo o território estadunidense.

Em outubro do ano passado, após alugarem um trailer, o ‘mochilão’ de avô, neto e sua esposa começou, inspirado por uma lista de desejos que Johnnie tinha, mas até então jamais havia realizado.

Sabendo que o tempo era limitado, eles viajaram e se divertiram o máximo que puderam juntos - da costa oeste à leste dos Estados Unidos, e suas incontáveis cidades, condados e paisagens.

Mais importante ainda, eles puderam visitar vários museus da Segunda Guerra Mundial, onde Johnnie foi "tratado como uma estrela do rock", uma vez que serviu como soldado dos Aliados no conflito.

“Acho que foi profundamente catártico para o vovô ser capaz de processar tudo o que aconteceu em uma idade tão jovem”, disse Roger ao GNN.

Johnnie alistou-se na Marinha dos Estados Unidos aos 17 anos - e devido à sua pouca idade, seu pai teve que contratá-lo. Ele serviu em Guam, onde foi ferido gravemente pelo exército inimigo e enviado de volta aos Estados Unidos para se recuperar em um hospital.

Mais tarde, foi diagnosticado com estresse pós-traumático grave, tendo sido submetido a terapias de choque para ‘melhorar’. Eventualmente, recebeu alta hospitalar e recuperou sua sanidade.

Algumas de suas paradas favoritas durante a viagem foram Tombstone Arizona; White Sands, Novo México; e as cidades do Texas de San Antonio, Austin e Dallas. Eles adoraram El Paso, Texas - particularmente a Rosa Cantina. Um mochilão super intenso, sem dúvidas!

“O vovô adorava comida, então nos divertimos muito na Louisiana - experimentando lagostins, crocodilos e todas as coisas pelas quais Nova Orleans é conhecida”, disse Roger.
“Posso dizer honestamente que cuidar do vovô foi a coisa mais difícil e recompensadora que já fizemos”, disse Roger. “Cuidar de alguém 24 horas por dia, 7 dias por semana é um trabalho muito difícil, mas também ensina a ser altruísta.”
“O vovô nos ensinou muitas coisas”, continuou. “Com a alegria e o contentamento que sentiu ao sentar-se perto de uma fogueira, ou com os doces momentos passados ​​dando pipoca para os patos, ele me ensinou que os momentos simples, os momentos tranquilos da vida são os únicos a valorizar”, disse Jo, esposa de Roger.
“Foi uma honra ver como as pessoas respeitaram seu serviço na Segunda Guerra Mundial e como ficaram fascinadas por ele e suas histórias. Enquanto caminhávamos pela rua, as pessoas paravam o vovô, apertavam sua mão e agradeceram por seu serviço. Eles não costumavam parar o tempo suficiente para ver como Johnnie sempre ficava cheio de emoção e gratidão por suas palavras gentis, que o tocavam profundamente todas as vezes”, concluiu Jo.
Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.