Jovem filha de diarista e cobrador de ônibus é aprovada em medicina na UNICAMP..

Por
em Brasil

A jovem Monaliza Ávila, 21, reside com a sua família em Paulínia, São Paulo, e esse ano realizou o seu maior sonho: cursar medicina. E essa conquista só foi possível graças ao incentivo e ajuda dos seus pais.

Quando se há uma meta, os obstáculos do caminho são degraus. E com certeza a estudante Monaliza soube usar cada obstáculo a seu favor. A jovem, que vem de origem humilde, não se intimidou a sonhar alto e agora desfruta parte do seu sonho: cursar medicina na UNICAMO (Universidade Estadual de Campinas).

A paulista é filha de faxineira e de cobrador de ônibus, seus pais nunca tiveram a oportunidade de estudar e não desejavam isso à filha. Então os dois a apoiaram nos estudos.

Monaliza sempre estudou em escola pública e quando fez o seu primeiro ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o resultado obtido não a levaria a cursar o tão sonhado curso.

Sem desanimar, a jovem se empenhou em passar em uma prova de bolsas de um curso preparatório para vestibular. E conseguiu!

“Nós não teríamos condições de pagar todos esses anos de cursinho sem a bolsa, somos muito gratos a Deus e à escola, e muito orgulhosos da nossa filha”, agradece Adriana Barbosa Ávila, mãe de Monaliza a escola Anglo Paulínia.

Foram quatro anos de intenso estudo se preparando para a prova do curso de medicina. Sua rotina começava às 7h e terminava às 22h. Sua mãe, com muito amor, preparava as refeições para que a filha pudesse passar o dia estudando.

Com a chegada da pandemia no ano passado, a ida ao curso parou, mas sua rotina de estudo não. A jovem passou a estudar em tempo integral e incansavelmente no seu quarto.

“Eu vivia dentro do quarto estudando. Acordava e ia dormir estudando. Minha mãe vivia brigando comigo, falando para eu sair um pouco do quarto”, lembra.

Seus esforços já estavam rendendo frutos. No primeiro ano do curso passou em enfermagem, e nos anos seguintes foi aprovada em Medicina em várias universidades federais e estaduais. Mas foi em 2021 que conquistou o grande sonho: Medicina na UNICAMP!

“Essas aprovações ao longo dos anos foram me incentivando a não desistir do meu sonho, mas nunca quis deixar meus pais e sair de casa, até porque fora daqui teria despesas com moradia e alimentação que eles não teriam condições de bancar”, explica.

Determinação e foco foi o que levou a jovem a não desanimar no primeiro não que recebeu, quando foi mal na prova do ENEM.

Não desista do seu sonhos, eles até podem parecer impossível no momento, mas com fé e persistência você pode alcançá-los.