Motorista de ônibus bloqueia rua para jovem com deficiência atravessar; vídeo

Por
em Boas notícias

O motorista de ônibus, Alesso Assis, 40, gentilmente trancou uma rua por poucos segundos para que a jovem, Alexia Caroline, 23, com dificuldade de locomoção conseguisse fazer a travessia da via em segurança.

O caso aconteceu no dia 4 de fevereiro na linha Interbairros 4, em Curitiba, no Paraná, e foi filmado por um dos passageiros.

Nas imagens é possível ver a assistente administrativa, descendo do ônibus com o auxilio do motorista e em seguida, Alesso entra no veículo e o manobra de forma que a jovem consiga atravessar a rua. Alexia usa essa linha todos os dias para ir ao trabalho.

“A gente se conhece só do ônibus. Eu estava em home office, mas desde outubro voltei para o presencial e comecei a usar a linha com mais frequência. Ali tem bastante movimento, então foi a forma que ele encontrou de ajudar”, contou Alexia ao G1.

A via é mão única, e certo dia, no mês de outubro do ano passado, quando Alesso, que é motorista há 11 anos, olhou pelo retrovisor - após deixar Alexia na parada -, a viu numa situação de risco, e sensibilizado com a situação decidiu ajudar.

"Ela desceu do ônibus e eu vi ela atravessando devagar. Nisso, veio um ser humano apressadinho e o cara em vez de trocar de faixa, foi pra cima dela. E eu vi, do espelho, ela tendo que apertar o passo. Foi aquelas coisas que a gente vê e dá um gelo. Eu só pensei 'Meu Deus, tomara que ela não caia porque o cara não vai conseguir frear", disse Alesso.

A ideia de trancar a rua momentaneamente foi inspirada, além da vontade de ajudar, em ensinamentos nas aulas de direção de ônibus da empresa em que trabalha, onde era solicitada atenção especial às pessoas com deficiência.

"Nas aulas de treinamento, nós éramos em quatro. E a cada dia um simulava uma deficiência, ou era cadeirante, um tinha deficiência visual... E a gente sempre era induzido a ter uma atenção especial com essas pessoas [...] é sobre plantar a semente do bem".

O motorista destaca que a ação respeita todas as leis de trânsito.

"No vídeo até dá para ver. Dou pisca para sair, e quando atravesso o ônibus, ligo o alerta para quem vem atrás saber que tem algo acontecendo. Aí eu sigo viagem [...] Quando eu decidi fazer isso, eu conversei com a Alexia e disse que era pra ela atravessar a rua tranquila".

Confira:

Atitudes que enchem o nosso coração de alegria e esperança na humanidade.