Restaurante familiar ajuda 650 famílias de imigrantes e desempregados todos os dias em Nova York

Por
em Caridade

O prato especial do La Morada, um pequeno restaurante mexicano no Bronx, em Nova York (EUA), varia de dia para dia: às vezes são tortilhas artesanais cobertas com molho de feijão preto e pico de gallo, às vezes carne com salada.

Uma coisa não muda aqui: é 100% grátis.

O restaurante familiar, inaugurado em 2009 e aclamado pela Michelin por sua comida típica de Oaxaca, do México, também serviu como refeitório durante a pandemia de Covid-19.

Além de atender clientes pagantes, o restaurante faz cerca de 650 refeições por dia para pessoas desempregadas, nova-iorquinos de baixa renda e aqueles que não sabem ou não podem cozinhar, como idosos ou deficientes físicos.

Os donos do La Morada são imigrantes mexicanos que se dizem ‘ativistas em defesa dos imigrantes ilegal que moram nos EUA’. Inclusive, há uma placa na entrada do estabelecimento que diz: ‘Proibida a deportação’.

Eles descrevem o voluntariado como um ‘trabalho gratificante’.

“Sempre dizemos que o ativismo é o nosso tempero secreto, então eu sinto que foi muito natural para nós servir a comunidade com o que temos”, disse Yajaira Saavedra, 32, co-proprietária do restaurante com seus pais ao portal de notícias Today. “Também remonta às nossas raízes indígenas quando todos nós contribuímos, juntamos pequenos ingredientes e preparamos uma grande panela como refeição.”

O Bronx está entre as áreas mais afetadas pelo novo coronavírus. Quando o refeitório de La Morada foi inaugurado em abril deste ano, as pessoas fizeram fila na rua e 200 sopas acabaram em menos de uma hora, disse a família.

“Percebemos que a necessidade era enorme. No dia seguinte, sem pensar, cozinhamos em dobro”, disse a mãe de Saavedra, Natalia Méndez.

A família inteira adoeceu com os sintomas da Covid-19 e teve que fechar o restaurante por um mês. Quando reabriram - com a ajuda de uma campanha de financiamento coletivo online - eles começaram a cozinhar para as pessoas de baixa renda também.

Seus pedidos de empréstimos federais de emergência para pequenas empresas foram rejeitados devido ao seu status de imigração. A Small Business Administration diz que os candidatos a empréstimos para pequenas empresas devem ser cidadãos americanos ou “estrangeiros qualificados”, o que inclui imigrantes legalmente admitidos para residência permanente.

Saavedra é beneficiária de um programa que dá aos jovens imigrantes que foram trazidos para o país quando crianças, mas nunca obtiveram residência legal, o direito de trabalhar e os protege da deportação.

Seus pais estão morando no país sem autorização, tendo cruzado o deserto de Sonora em 1992. Saavedra e o irmão Marco a seguiram um ano depois com parentes. Marco, que também trabalha no restaurante, pediu asilo no ano passado.

Hoje, voluntários e organizações de serviço locais, igrejas e empresas ajudam a distribuir os alimentos e doar ingredientes para o La Morada, e uma organização sem fins lucrativos do Brooklyn, Rethink Food, fornece fundos essenciais.

A comida é entregue a comunidades carentes e a geladeiras comunitárias, uma rede de mais de uma dúzia de geladeiras nas calçadas de Nova York.

Os voluntários vão e vêm ao longo do dia, pegando caixas de comida para distribuir. Com a ajuda de pequenas doações locais, o restaurante até contratou alguns novos funcionários.

“É principalmente a comunidade contribuindo e amigos e aliados apenas dizendo: 'Vamos fazer isso, vamos lutar juntos e sobreviver'”, disse Saavedra.

Dia Mundial contra a AIDS 2020 - OMS pede solidariedade global para manter os serviços de combate e conscientização ao HIV

No dia 1º de dezembro, a OMS exortou os líderes globais e os cidadãos a se unirem pela “solidariedade global” para manter os serviços essenciais de combate e conscientização do HIV durante a pandemia de Covid-19. É essencial garantir a prestação contínua de serviços de HIV para crianças, adolescentes e populações em maior risco de contrair a doença.

A OMS também apela aos países para que ofereçam aos profissionais de saúde maior proteção e apoio para que possam continuar seu trabalho com segurança durante a pandemia.

Proteger as pessoas do HIV durante a pandemia e garantir que possam manter o tratamento é fundamental. Indivíduos que estão com a doença em estágio avançado precisam ter acesso a antirretrovirais (ARVs) e tratamentos para comorbidades - como tratamento para doenças não transmissíveis (DNTs), doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes e tuberculose.

O progresso em direção às metas globais de diagnóstico e tratamento diminuiu consideravelmente este ano.

Novos dados mostram que cerca de 26 milhões de pessoas estavam em tratamento anti-retroviral em meados de 2020, um aumento de apenas 2,4% em relação a uma estimativa de 25,4 milhões no final de 2019. Este aumento é muito lento em comparação com o ano passado, onde a cobertura do tratamento aumentou em uma estimativa de 4,8% entre janeiro e junho de 2019.

Entre 24 países com dados mensais relatados ao UNAIDS e à OMS, as pessoas atualmente em tratamento foram apoiadas e mantidas, mas os testes diminuíram em todos os países e os novos inscritos em tratamento caíram pela metade. Nos últimos meses; no entanto, há sinais positivos de recuperação nos serviços de teste e tratamento.

A OMS espera que algumas das abordagens inovadoras adotadas durante a pandemia de Covid-19 possam ajudar o mundo a recuperar e acelerar o progresso em direção às nossas novas metas para 2025 e aos objetivos de acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.