Padeiros dos EUA se unem para doar 1300 pães para pessoas carentes e famintas

Por
em Boas notícias

No início deste mês, um grupo de 500 padeiros se reuniu para fazerem uma boa ação em sua cidade natal, Seattle.

O banco de alimentos da cidade ajuda muitas pessoas que não tem condições de se alimentar. E foi pensando nisso que uma membro da faculdade e ávida padeira, Katherine Kehrli, decidiu criar um projeto, a Breader Together.

Inicialmente, eram somente 1300 pães no total, mas com o tempo foi se expandindo.

"O pão já existe há muito tempo", disse Kehrli ao Today. "São quatro ingredientes simples: farinha, água, sal, fermento. Já existe há milhares de anos, e cada vez que alguém o descobre pela primeira vez, é como mágica.", completou.

Ela, juntamente com outros colaboradores, criou uma fórmula simples para pão de aveia com mel, que usa farinha de origem local. Cada lote da receita faz quatro pães; os voluntários são encorajados a doar três pães e ficar com um, que Kherli chama de um esforço para "agradecê-los por seu tempo”.

Sarah Gannholm, uma cozinheira doméstica envolvida no esforço, disse que, além de ajudar sua comunidade, o projeto deu a ela uma nova oportunidade de se relacionar com seu pai.

"Não consigo ver meu pai há vários meses, então tive a ideia de fazer meu pai comprar uma KitchenAid (batedeira) e algumas formas de pão", disse Gannholm. "Ele não é um padeiro. Ele nunca fez nada além de biscoitos de chocolate em seu forno, ou um peru. Parecia uma coisa natural para nós entrarmos no Zoom e fazermos isso juntos, e de repente ele está retribuindo a comunidade de uma forma que ele nunca fez em sua vida.” contou emocionada.

Kehrli, que também começou a cozinhar no final da vida, disse que o projeto deu a ela um momento de conexão com sua avó Ruth antes de ela falecer em agosto, aos 105 anos.

“Quando eu a visitei neste verão, este projeto estava acontecendo, e ela não estava comendo muito, mas comia pão”, disse Kherli. "Ela adorou o pão e me disse que se o projeto existisse quando ela estava fazendo pão, ela teria adorado participar.".

Vários outros membros também disseram que esse projeto os ajudou a se conectarem com suas famílias.

Em novembro, o grupo Community Loaves trabalhou para adaptar sua receita de pão para fazer milhares de pãezinhos para o Dia de Ação de Graças. Para as férias de inverno, eles doaram quase 4.000 biscoitos de noz-pecã, usando a receita da avó de Kehrli.

"(Este projeto) restaurou minha fé no bem coletivo que podemos realmente fazer", disse Kehrli. "E isso restaura minha fé de que podemos ser mais autodeterminados, mesmo na pandemia."
Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.