Estudando em casa, filho de gari e diarista passa em medicina

Por
em Educação

Estudando sozinho e apenas com os recursos da internet, jovem de 21 anos passa em medicina e emociona seu pai que é gari e a mãe que é diarista.

O jovem Ageu Salgado dos Santos reside com a sua família no município de Tomé-Açu, no Pará, e não acreditou quando viu o seu nome no listão dos aprovados da Universidade Federal do Pará, divulgado na última quarta-feira, 23.

Emocionado contou para os seus pais Messias dos Santos, 53, e Maria dos Santos 49, que viram a aprovação como um incentivo para os outros três filhos de 24, 22 e 18 anos, que ainda não entraram no ensino superior.

"Valeu muito a pena todo o esforço dele em não desistir daquilo que ele queria de verdade. A gente espera que isso incentive os irmãos a seguir os passos dele", disse Messias para o UOL.

O rapaz não fez nenhum cursinho pré-preparatório, contou somente com o auxilio da internet acessada através do celular e de um Tablet, por não possuir computador em casa.

"Estudei através de plataformas gratuitas específicas e só paguei por um curso. Sabia que os cursinhos eram muito caros. Teria que pagar um valor todo mês, uma despesa que não teria condições de arcar. Mesmo pagando esse curso, foi só uma vez. Por isso preferi a Internet".

Com esforço e determinação não se intimidou com as dificuldades e lutou pelo seu sonho de cursar medicina, estudando cerca de 8 a 10 horas por dia.

"Começava antes das oito e ia até o meio dia, voltando às catorze até sete ou oito da noite. Só parava para almoçar".

Desde que concluiu o ensino médio, em 2018, Ageu nunca deixou de estudar e prestar vestibular, chegou a passar em três cursos antes da medicina: engenharia agrícola na Universidade Federal Rural da Amazônia, em 2019; enfermagem na UFPA, em 2020; e direito na USP, no ano passado.

Por um ano e meio o jovem cursou engenharia, mas não era o curso que abrilhantava os seus olhos e nem alegrava o seu coração, então desistiu, pois o seu chamado era um: ser médico.

E pela insistência, o jovem se tornou calouro em medicina! E feliz com a sua vitória ele deixa um recado para quem tem o sonho de cursar uma faculdade.

"Não entre em outro curso que não seja o seu sonho. Eu fiz isso quando entrei no primeiro. A faculdade exige muito, inclusive do nosso psicológico. Então se não é o que você quer torna tudo mais difícil. Eu ia desanimado para as aulas. Persista até conseguir o que você quer, pois no final vai valer a pena".

Inspire-se e viva os seus sonhos!