Aprovado em nove universidades dos EUA, filho de faxineira ajuda outros jovens a estudar

Por
em Educação

Fred Ramon, 21, é um jovem pernambucano, filho de faxineira, que estudou toda a sua vida na rede pública e que no ano passado com muito esforço e dedicação foi aprovado em nove universidades dos Estados Unidos e atualmente estuda na Califórnia.

Em menos de um ano o rapaz viu a sua vida ser transformada e em férias, voltou a Recife. E na sua vinda para cá tomou como missão pessoal auxiliar outros jovens como ele, dando dicas de como estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou garantir uma vaga em uma universidade no exterior, como ele fez.

Estudando administração em negócios e especialização em teatro em uma universidade em Los Angeles, o rapaz deseja que outros jovens tenham a mesma oportunidade.

"Quero que as pessoas acreditem mais que podem alcançar o que quiserem, independente de qualquer desafio. Nada é para sempre. Nenhuma dor e eu quero inspirar mais jovens a sair da favela, das comunidades, da periferia, e chegar a espaços que historicamente foram negados pra eles estarem", declarou ao G1.

O rapaz tem servido de testemunho para muitos jovens e um deles é o Pablo Vinícios, de 18 anos, que adora pintar e escrever contos e poesias.

"Sonho em estudar fora, fazer artes visuais no exterior e conseguir ser reconhecido Brasil e viver da minha arte e fazer outros jovens também, sobreviver", disse Pablo.

Mas para que isso aconteça, Fred afirma que é necessário saber o básico do inglês e que se dedicar e se esforçar é possível estudar sozinho como ele, que mergulhou nos livros em busca de uma vida melhor.

"A primeira coisa [para estudar fora] é você saber um pouco de inglês, porque toda a base pra estudar fora exige inglês. Essa é a dica que eu insisto", declarou Fred.

E por ser dedicado e focado sua história emocionou muitas pessoas que se uniram numa vaquinha para completar o valor que precisava para a bolsa de 701%.