Homem cria banca solidária de alimentos: 'Pegue o que precisar e contribua com o que achar justo'

Por
em Inspiradoras

O gaúcho Sildo Mundt, de 66 anos, é caseiro de um sítio localizado em Porto Alegre e no ano passado decidiu montar uma quitanda a céu aberto na Estrada Jorge Pereira Nunes, no bairro Campo Novo, zona sul da metrópole.

A estrutura da banca é bem simples, mas o significado que ela trás para as pessoas da região é imenso. Numa placa escrita a mão tem a seguinte mensagem:

"Pegue as frutas que precisar e deixe a contribuição que achar justo. Se não tiver o que dar, pode pegar o que precisar. Não temos câmera, nosso vigia é Deus".

O homem aprendeu a plantar na infância e ao ver os vizinhos com dificuldades teve a ideia de repartir a colheita, que em alguns dias incluirá aipim, chuchu, banana e mamão, além da grande variedade de laranja, limão e bergamota.

"É para ajudar. Muita fruta acabava estragando, e eu vejo que tem gente que não pensa no próximo. Joga fora em vez de doar. Se todo mundo fizesse um pouquinho disso, o mundo seria melhor ", contou Sildo ao Diário Gaúcho.

O homem contou que montou a venda no ano passado e que facilmente as frutas e verduras saem, contudo a contribuição a cada dia diminui, mas ele afirma que não se importa com o dinheiro e, sim, que as pessoas possam se alimentar adequadamente.