Médico quita R$ 3,5 milhões de pacientes que se endividaram para enfrentar o câncer

Por
em Boas notícias

Gentileza é capaz de mudar a vida de uma pessoa, e um médico de Arkansas, nos EUA, percebeu isso e usou de sua posição para ajudar centenas de pessoas.

O homem chamado Omar T. Atiq anulou mais de 650 mil dólares em dívidas médicas de pacientes que estavam batalhando contra o câncer sob seus cuidados. Uma verdadeira ajuda!

“Se isso deu a eles um pouco de ajuda, estou grato por ter tido a oportunidade de fazê-lo”, disse o oncologista à CNN.
"Sempre houve um elemento de dúvida em minha mente sobre nossos cidadãos, seres humanos, que se preocupam em pagar por serviços quando estão doentes", disse o médico e pai de quatro filhos. "Mas infelizmente é assim que nosso sistema funciona. A maioria dos pacientes, felizmente, tem algum seguro de saúde - alguma forma de pagar por todos os serviços e medicamentos, que são terrivelmente caros”, completou.

O doutor decidiu fazê-los uma surpresa de Natal e entregou a cada um deles um cartão escrito pessoalmente pelo médico. A nota agradecia a cada paciente por confiar no Dr. Atiq em seus cuidados e seguia com a generosa surpresa.

O Dr. Atiq contou que as dívidas de seus pacientes variavam de centenas de dólares a dezenas de milhares. Como os efeitos em cadeia da pandemia do coronavírus, aumentaram as pressões financeiras para muitas famílias, e essa foi a forma que encontrou de ajudar.

"Somos abençoados por não precisarmos do dinheiro, então decidimos simplesmente cancelar e renunciar à dívida", disse ele à CNN.
"Um princípio que sempre segui é: estou aqui para ver pacientes. Para alguém confiar suas vidas em minhas mãos é o maior privilégio e honra que posso obter", explica o Dr. Atiq. "Nunca recusamos nenhum paciente por qualquer motivo."

Por anos, o Dr. Atiq se concentrou exclusivamente nas situações médicas de seus pacientes. Preocupações financeiras como faturamento foram deixadas para sua equipe de escritório.

“Anteriormente, a equipe cuidava disso. E eu nunca realmente olhei para o lado comercial”, explica ele.

Quando a pandemia chegou e os gastos da clínica precisaram ser revistos, ele percebeu que alguns dos pacientes estavam apenas fazendo pequenos pagamentos de 5 e 10 dólares para saldos de dívidas pesadas.

"Eles queriam (pagar), mas não podiam", explicou.

Como médico, o Dr. Atiq conhece muito bem a enorme dificuldade financeira frequentemente enfrentada pelos pacientes. Mas, como oncologista, admite que o tratamento do câncer muitas vezes envolve despesas excessivas.

“Alguns (pacientes) trabalham no dia em que recebem a quimio”, lembra o Dr. Atiq.

Com o mesmo espírito de generosidade com que o Dr. Atiq abriu sua clínica, ele agora está fechando suas portas para iniciar um novo capítulo. O Dr. Atiq é professor em tempo integral de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Winthrop P. Rockefeller Cancer Institute, parte da University of Arkansas for Medical Sciences. Seus pacientes fizeram a transição com segurança para um hospital para continuar o tratamento do câncer.

Um muçulmano praticante, o Dr. Atiq sente que seu ato de bondade foi um pequeno gesto em comparação com o que seus pacientes deram a ele ao longo dos anos.

“A coragem, a resiliência e a decência que aprendi com meus pacientes são inestimáveis”, diz ele, ansioso para desviar a atenção de sua boa vontade e voltar para seus pacientes.
"O problema é a saúde deles", disse ele à CNN entre as rodadas. "Estou esperando e rezando para que eles sejam curados do câncer. Ou seja, bem controlado para que eles vivam vidas produtivamente e sejam felizes com suas famílias, amigos e entes queridos."
Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.