Filhos comemoram: 'Não é aniversário dela e nem dia das mães! Estamos comemorando porque ela conseguiu vencer o vício do cigarro'

Por
em Inspiradoras

A atitude de filhos vibrando com a vitória da mãe por ter resistido ao vício do cigarro por um mês, mostra o quanto o amor da família e a comemoração por cada batalha vencida é importante para uma pessoa que está na reabilitação.

O post que tange tamanha alegria foi postado dia 15 de setembro, do ano passado, no Instagram da Tamires Tereza Ferreira, uma dos quatro filhos da Marta Selva Ferreira. E entrevista exclusiva ao Diário do Bem, a jovem conta um pouco sobre a história de sua mãe.

"Não é aniversário dela e nem dia das mães! É mais especial que isso! Estamos comemorando porque ela conseguiu vencer o vício do cigarro", escreveu.

Marta viveu muitos anos com seus filhos Camila, 32, Tamires, 28, Maura, 24, e Gustavo, 20, em Serra do Salitre, interior de Minas Gerais. Até que em julho de 2020 foi pega de surpresa com a notícia de que tinha um câncer: o linfoma.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse câncer ataca o sistema linfático, responsável pela imunidade do nosso corpo. E por seu caso ser raro e delicado, o médico de Marta a orientou que se mudasse para a capital para ficar perto da assistência médica qualificada do qual necessita.

Foram meses fazendo tratamento de quimioterapia oral até que o procedimento parou com o efeito, preocupando a família. Uma série de exames foram feitos com intuito de encontrar um novo tratamento, e nesse período - que se estende até hoje -, Marta precisa de transfusão de 4 bolsas de sangue por semana para se manter forte.

Por seu corpo não ter imunidade é quase impossível identificar quando está com uma inflamação, o que deixa os filhos temerosos, evitando que pegue vento, chuva ou que se alimente com comida não higienizada corretamente.

"Quando o corpo dela reage a infecção ou o que há de errado já está bem avançado. E a única coisa que aparece é uma febre muito alta repentina", contou Tamires ao Diário do Bem.

Tal situação limitou sua rotina, quem mantém a casa em ordem são os filhos, que se uniram como nunca para cuidarem da mãe.

"Hoje somos nós que fazemos tudo porque ela não consegue mais. Mas ainda sim ela insiste, aí deixamos ela fazer uma comidinha, organizar um armário, coisas bem leves", disse.

Todo tratamento tem sido feito pelo SUS, que segundo Tamires é uma equipe maravilhosa', e recentemente descobriram um remédio para auxiliar no tratamento, porém é muito caro, burocrático e difícil de conseguir. O valor do remédio para três meses foi orçado em 65 mil reais, sendo que Marta precisa para toda a vida.

'Então com ajuda da equipe que nos explicou tudo, entramos com o pedido do processo através da rede pública. Então estamos sendo representados e aguardando o desfecho. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance e tudo que eles pedem'.

E no meio dessa luta Marta travou uma segunda batalha: o vício do cigarro. A mineira chegou a fumar mais de dois maços por dia, durante 28 anos, sua pele era manchada e manava o cheiro do cigarro. Consciente de que o câncer e o vício juntos iriam lhe ceifar a vida rapidamente, decidiu eliminar o vício.

"Parar de fumar fez minha mãe mudar de vida! O cigarro e o câncer juntos não dava!"

E num passo de cada vez já são seis meses sem cair em tentação. Confira:

Agora, o único desejo dessa mãe é conhecer o mar e os filhos aguardam ansiosamente para conseguirem o remédio que a fortalecerá para então realizarem esse sonho.